É Muito Difícil Passar em Concursos Públicos

Fala concurseiros, essa pergunta é feita por 127% dos concurseiros iniciantes. É Muito Difícil Passar em Concurso Público? 

A questão é que muitos ainda não entenderam onde é que estão se metendo.

Esse artigo vai ajudar a esclarecer o quão difícil é passar em um concurso público.

Nota de Corte

Para termos uma noção da dificuldade, faça o seguinte exercício, tente se lembrar qual foi a sua maior nota em seu histórico.

Agora tente se lembrar como você conseguiu essa maior nota, pode ser por duas situações, o prof era seu amigo ou você de fato se esforçou para alcançar aquela nota.

Uma coisa é certa, em um concurso público o Prof não é seu amigo e você terá que fazer o mesmo esforço para alcançar a nota desejada para cada disciplina e de uma forma que você não aprendeu na escola.

Agora vamos falar sobre a as notas de cortes, eu ainda irei realizar um estudo sério das notas de cortes dos concursos, mas uma coisa é certa, as vagas estão diminuindo cada vez mais e tem cada vez mais pessoas almejando o serviço público.

O resultado é que vai ficando cada vez mais difícil passar em um concurso e podemos observar isso em relação as notas de corte ao longo do tempo.

Há 15 anos atrás você conseguia passar em concurso com seus 70% de aproveitamento, atualmente essa pontuação está beirando os 85% num concurso com muitas vagas.

Em concursos com poucas vagas a nota de corte beira ali os 95%.

Então jovem padawan dos concursos, se a sua maior nota na escola foi 7,5 você fará um esforço nunca antes feito, pois você precisará alcançar um aproveitamento de 95% em todas as disciplinas que caem no concurso.

E dependendo do seu cargo, serão mais de vinte disciplinas com centenas de assuntos.

Ou seja, você terá que fazer um esforço nunca antes feito de uma forma que você ainda desconhece (se não, não estaria aqui lendo meu blog), para milhares de assuntos nunca antes visto.

Já deu para entender a dificuldade de se passar em um concurso né? Mas calma que tem mais, vou falar ainda as melhores práticas para você estudar para um concurso, lei até o fim.

Perfil do Candidato Aprovado

Claro que não existe ninguém igual, mas as atitudes dos aprovados são muito parecidas, ou seja, o que o Concurseiro precisa fazer e possuir é muito parecido só que em diferentes versões.

Eu que já perdi muito tempo assistindo entrevistas de podcast e estudando para concurso percebi esse “perfil”.

Estudar todos os dias, faça chuva ou faça sol, o estudo se torna parte do ser que será aprovado, o dia que esse ser não consegue estudar ele se sente incomodado.

Concurso é um jogo de longo prazo, é simplesmente impossível você estudar todo o conteúdo e ficar bom em três meses, óbvio que há excessões, mas não estou aqui para falar delas, então, o concurseiro aprovado possui métodos de estudo eficiente e nunca se esquece de revisar a matéria.

O concurseiro aprovado resolve uma tonelada de questões todos os dias, tem maluquinho dizendo aí na internet é que você precisa resolver umas 2.000 questões bem resolvidas de cada matéria para ter chances de passar.

Confesso que eu maio que em algumas matérias já bati essa marca, mas não me vejo ainda assumindo o concurso dos sonhos.

Resumindo, o aprovado fez em todo santo dia, revisão, leu a matéria e resolveu muitas questões e fizeram isso sem olhar para o prêmio, focaram apenas no agora, batendo pequenas metas todos os dias.

Tecnologia e Recursos Digitais

Vou dar uma palinha rápida sobre as tecnologias de estudos, hoje a informação está muito mais fácil de ser obtida do que antigamente.

Isso só significa que sua concorrência está cada vez melhor e tendo os mesmo acessos a tecnologias e informações que você.

Então, não pense em economizar com plataformas de estudos, mande ver numa boa plataforma de questões, procure por simulados e invista, se possível, num grande curso, desses famosinhos que tem por aí no Google (espaço de publi aqui heim ;))

Motivação e Resiliência

Por fim, como está todo mundo em condições de oportunidades muito parecidas, mesmo os que não tem poder aquisitivo conseguem entrar no jogo, tem que haver algo para te diferenciar e te tornar parte daquele seleto grupo de 0,000001% que são aprovados.

E esse diferencial é o psicológico, você precisa ter uma motivação forte e uma resiliência inabalável para continuar jogando esse jogo dia após dia sem ver resultados imediatos.

Procure um coach, caso você não possua a mentalidade correta, as vezes um coach era o que te faltava, ele vai te ajudar a definir metas e te cobrar seus resultados, para quem precisa é algo muito bom.

Procure um psicólogo para entender esse processo, para buscar aceitação e levar a vida com mais leveza, as vezes é isso que te faltava também.

Valeu Feras, Fui!!!

<< ANTERIOR | PRÓXIMO >>

Deixe um comentário