Pular para o conteúdo

Ascensão Profissional no Serviço Público: como alcançar esse objetivo?

Muitas pessoas sonham em ter uma carreira de sucesso no serviço público, mas não sabem por onde começar ou quais são os requisitos para isso. 

Neste artigo, vamos explicar o que é concurso público, quais são as vantagens de fazer concurso público e como funciona a progressão funcional no serviço público. 

Além disso, vamos responder algumas perguntas frequentes sobre o tema. 

Acompanhe!

O que é concurso público?

Concurso público é um processo seletivo que permite o acesso a emprego ou cargo público em um órgão, autarquia ou empresa pública. 

Ou seja, para exercer qualquer função efetiva dentro da carreira pública, você precisará ser avaliado e aprovado dentro do número de vagas em todas as etapas propostas.

Todo a realização de concurso público precisa ser acompanhada da publicação de um edital, nesse documento você encontrará todos os detalhes sobre a seleção, desde o número de vagas e cargos ofertados, até as matérias que precisará estudar para ser aprovado.

As oportunidades previstas em concursos públicos são oferecidas pelo Estado de forma democrática. 

Desta maneira, todos os cidadãos brasileiros que se enquadrem nos requisitos mínimos básicos poderão concorrer à vaga, desde que também se enquadrem nos requisitos específicos de cada seleção.

[Publicidade]


Quais são as vantagens de fazer concurso público?

Fazer concurso público pode trazer diversos benefícios para a sua vida profissional e pessoal. Veja alguns deles:

Estabilidade

Uma das principais vantagens em ingressar no setor público é o fato de não poder ser demitido a qualquer momento, como acontece no emprego privado. 

O servidor público só pode perder o cargo em casos de infração grave, mediante processo administrativo ou judicial².

Salário

Os salários dos servidores públicos costumam ser mais altos do que os da iniciativa privada, especialmente em cargos de nível superior. 

Além disso, os servidores contam com reajustes periódicos e gratificações por desempenho ou qualificação.

Benefícios

Além de um bom salário, os servidores públicos contam com alguns benefícios estupendos e generosos de forma a tornar sua qualidade de vida ainda melhor. 

Entre eles o auxílio-alimentação, plano de saúde, auxílio-creche, auxílio-maternidade, auxílio formação, bonificação por metas, entre outros.

Plano de carreira

Os servidores públicos têm a possibilidade de progredir na carreira, mediante critérios de tempo de serviço, avaliação de desempenho e capacitação. 

Com isso, podem alcançar cargos mais elevados e salários mais atrativos.

Horário de trabalho

Os servidores públicos geralmente têm uma carga horária mais branda do que os trabalhadores da iniciativa privada, podendo cumprir entre 20 e 40 horas semanais, dependendo do cargo. 

Alguns cargos também permitem o trabalho remoto ou em regime de escala.

Prestígio social

Ser servidor público é uma forma de contribuir para o bem-estar da sociedade, prestando serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, segurança, justiça, entre outras. 

Além disso, ser aprovado em um concurso público é um reconhecimento da sua competência e dedicação.

[Publicidade]


Como funciona a progressão funcional no serviço público?

A progressão funcional é a mudança para um cargo maior na carreira de um servidor. 

Com a progressão, há a mudança de cargo e de salário do setor em que você está lotado. 

A progressão pode ocorrer de forma horizontal e vertical, ou seja, quando há um aumento salarial em razão do deslocamento de um cargo para o outro, dentro da mesma classe.

O modelo de progressão funcional corresponde às normas estabelecidas no plano de cargos e salários de cada ordem e entidade. 

Para ter direito à progressão, o servidor deve cumprir alguns requisitos, como tempo mínimo de exercício, avaliação de desempenho e capacitação profissional.

A progressão funcional é uma forma de incentivar o desenvolvimento do servidor e reconhecer o seu mérito. 

Além disso, é uma oportunidade de alcançar melhores posições e ter um aumento na sua remuneração.

[Publicidade]

FAQ Rápido

1. Qual é a diferença entre progressão e promoção no serviço público?

A progressão é a elevação do servidor de um padrão mais baixo para outro superior, dentro da classe ou categoria que está inserido. Já a promoção é a passagem do servidor do último padrão de uma classe ou categoria para o primeiro nível da classe ou categoria superior a sua carreira funcional.

2. Como saber se tenho direito à progressão funcional?

Para saber se você tem direito ou não à progressão, além de saber como as etapas que faltam em seu desenvolvimento para alcançá-la, é por meio do Plano de Carreira e Cargos do órgão público ao qual está vinculado. Nesse documento, você encontrará as regras, os requisitos e os prazos para a progressão funcional.

3. Como é feita a avaliação de desempenho para a progressão funcional?

A avaliação de desempenho é um dos critérios para a progressão funcional do servidor público. Ela consiste em uma análise periódica do seu trabalho, levando em conta aspectos como produtividade, qualidade, responsabilidade, iniciativa, relacionamento interpessoal, entre outros. A avaliação de desempenho é feita por uma comissão formada por servidores do mesmo órgão ou entidade, que atribuem notas ou conceitos ao servidor avaliado. O resultado da avaliação pode influenciar na concessão de gratificações, na progressão ou na promoção do servidor.

4. Como funciona a progressão funcional após a reforma administrativa?

A reforma administrativa é uma proposta do governo federal que visa alterar as regras do serviço público, como o fim da estabilidade para novos servidores, a criação de novos tipos de vínculos, a flexibilização das formas de contratação, entre outras. A reforma administrativa ainda está em tramitação no Congresso Nacional e pode sofrer alterações. No entanto, segundo o texto original, a progressão funcional dos servidores públicos será baseada exclusivamente no mérito, ou seja, na avaliação de desempenho e na capacitação profissional. Além disso, a progressão será limitada pelo teto de gastos do governo.

5. Quais são as melhores dicas para conseguir a progressão funcional no serviço público?

Para conseguir a progressão funcional no serviço público, é preciso ter em mente que o seu trabalho será constantemente avaliado e que você deve buscar sempre se qualificar e se atualizar. Por isso, algumas dicas são:

  • Cumpra as suas atribuições com eficiência, qualidade e responsabilidade;
  • Busque melhorar o seu desempenho e superar as metas estabelecidas;
  • Mantenha um bom relacionamento com os seus colegas, chefes e clientes;
  • Invista na sua capacitação profissional, fazendo cursos, especializações, pós-graduações, etc;
  • Fique atento aos prazos e aos requisitos para a progressão funcional no seu órgão ou entidade;
  • Acompanhe o seu plano de carreira e cargos e saiba quais são as possibilidades de crescimento na sua área.

[Publicidade]


Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o que é concurso público, quais são as vantagens de fazer concurso público e como funciona a progressão funcional no serviço público. 

Além disso, você conferiu algumas perguntas e respostas sobre o tema.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e que tenha te inspirado a buscar a sua ascensão profissional no serviço público. 

Lembre-se que para isso, é preciso se preparar bem para os concursos públicos e se dedicar ao seu trabalho.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos e deixe o seu comentário. 

Se você quiser ficar por dentro das novidades dos concursos públicos assine nossa newsletter semanal com os editais da semana e dicas de estudo.

<< ANTERIOR | PRÓXIMO >>

Saiba Quando um Edital Sair

* indicates required

Intuit Mailchimp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *