Pular para o conteúdo

Como Estudar e Passar na Prova do Concurso Público do Colégio Naval de 2025

O Colégio Naval é uma instituição de ensino da Marinha do Brasil que oferece o ensino médio integrado ao ensino militar-naval. 

O seu objetivo é preparar os alunos para o ingresso na Escola Naval, onde são formados os oficiais da Marinha. 

O Colégio Naval é reconhecido como um centro de excelência no ensino secundário, e proporciona aos seus estudantes uma formação intelectual, moral e física de qualidade, além de benefícios como alojamento, alimentação, assistência médica e remuneração.

Para ingressar no Colégio Naval, é necessário prestar o concurso público de admissão, que é realizado anualmente e é bastante concorrido. 

O concurso é destinado a candidatos do sexo masculino, que tenham entre 15 e 18 anos no dia 1º de janeiro do ano do início do curso, e que tenham concluído ou estejam cursando o 9º ano do ensino fundamental.

O concurso é composto por duas fases: a primeira é a prova escrita objetiva, que abrange as disciplinas de Matemática, Inglês, Português, Estudos Sociais e Ciências, além de uma redação; a segunda é a verificação de dados biográficos, a inspeção de saúde, o teste de aptidão física, a avaliação psicológica e a verificação de documentos.

Se você está interessado em prestar o concurso do Colégio Naval em 2025, você precisa se preparar com antecedência e dedicação. 

Neste artigo, vamos te dar algumas dicas de como estudar e passar na prova do concurso público do Colégio Naval de 2025. 

Confira!

Neste Artigo

Conheça o edital e o cronograma do concurso

O primeiro passo para se preparar para o concurso do Colégio Naval é conhecer o edital e o cronograma do concurso. 

O edital é o documento que contém todas as informações sobre o concurso, como os requisitos, as inscrições, as provas, os conteúdos, os critérios de avaliação, os recursos, os resultados, as matrículas, etc. 

O cronograma é o documento que contém as datas e os prazos de cada etapa do concurso, como as inscrições, as provas, os exames, as divulgações, etc.

Você deve ler o edital e o cronograma com atenção e anotar as informações mais importantes, como os conteúdos que caem na prova, o número de questões, o tempo de duração, a data, o local, o horário, os documentos necessários, etc. 

Você também deve se inscrever no concurso dentro do período estabelecido, e pagar a taxa de inscrição, se houver.

Você pode acessar o edital e o cronograma do concurso do Colégio Naval de 2025 no site oficial do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha, quando eles forem publicados. Geralmente, o edital é divulgado no mês de maio, e as inscrições são abertas logo em seguida.

Artigos Relacionados

Organize uma rotina de estudos

O segundo passo para se preparar para o concurso do Colégio Naval é organizar uma rotina de estudos. 

Você deve definir um horário e um local adequados para estudar, e seguir um plano de estudos que abranja todas as disciplinas e os conteúdos que caem na prova. 

Você deve estudar com regularidade e disciplina, e revisar os assuntos periodicamente.

Você pode organizar a sua rotina de estudos de acordo com a sua disponibilidade e o seu ritmo de aprendizagem, mas é recomendável que você reserve pelo menos três horas por dia para estudar, e que você alterne as disciplinas entre as áreas de exatas, humanas e linguagens. 

Você também deve reservar um tempo para fazer exercícios, simulados e provas anteriores, que são fundamentais para fixar o conteúdo, testar os seus conhecimentos, avaliar o seu desempenho e identificar as suas dificuldades.

Estude os conteúdos que caem na prova

O terceiro passo para se preparar para o concurso do Colégio Naval é estudar os conteúdos que caem na prova. 

Você deve estudar as disciplinas de Matemática, Inglês, Português, Estudos Sociais e Ciências, e os conteúdos específicos de cada uma delas, conforme o edital do concurso. 

Você deve estudar com atenção e profundidade, e buscar fontes confiáveis e atualizadas, como livros, apostilas, videoaulas, sites, etc.

Para te ajudar a estudar os conteúdos que caem na prova, vamos te dar uma breve descrição de cada disciplina e os principais tópicos que você deve estudar.

Matemática

A prova de Matemática do concurso do Colégio Naval tem 20 questões objetivas, que abordam os conteúdos do ensino fundamental. 

Você deve estudar os seguintes tópicos:

  • Numeração, bases de numeração, operações fundamentais;
  • Frações ordinárias e decimais, sistema métrico, potências e raízes;
  • Razões e proporções, álgebra, conjuntos, números relativos, operações algébricas, frações algébricas, equações e inequações do 1º e 2º graus, trinômio do 2º grau, funções, problemas envolvendo funções afim e quadrática;
  • Introdução à geometria dedutiva, circunferência, relações métricas no triângulo retângulo e em um triângulo qualquer, razões trigonométricas no triângulo retângulo e no triângulo qualquer, polígonos regulares.

Inglês

A prova de Inglês do concurso do Colégio Naval tem 20 questões objetivas, que abordam os conteúdos do ensino fundamental. 

Você deve estudar os seguintes tópicos:

  • Compreensão de textos escritos em língua inglesa, de diferentes gêneros e níveis de dificuldade;
  • Conhecimento de vocabulário, de estruturas gramaticais, de elementos de coesão e coerência textual, de aspectos culturais e pragmáticos da língua inglesa;
  • Conhecimento de verbos regulares e irregulares, de tempos e modos verbais, de pronomes, de adjetivos, de advérbios, de preposições, de conjunções, de artigos, de substantivos, de numerais, de interjeições, de grau comparativo e superlativo, de voz ativa e passiva, de discurso direto e indireto, de orações subordinadas e coordenadas, de pontuação, de acentuação, de ortografia.

Português

A prova de Português do concurso do Colégio Naval tem 20 questões objetivas, que abordam os conteúdos do ensino fundamental. 

Você deve estudar os seguintes tópicos:

  • Compreensão e interpretação de textos escritos em língua portuguesa, de diferentes gêneros e níveis de dificuldade;
  • Conhecimento de vocabulário, de estruturas gramaticais, de elementos de coesão e coerência textual, de aspectos culturais e pragmáticos da língua portuguesa;
  • Conhecimento de verbos regulares e irregulares, de tempos e modos verbais, de pronomes, de adjetivos, de advérbios, de preposições, de conjunções, de artigos, de substantivos, de numerais, de interjeições, de grau comparativo e superlativo, de voz ativa e passiva, de discurso direto e indireto, de orações subordinadas e coordenadas, de pontuação, de acentuação, de ortografia.

Estudos Sociais

A prova de Estudos Sociais do concurso do Colégio Naval tem 12 questões objetivas, que abordam os conteúdos de História e Geografia do ensino fundamental. 

Você deve estudar os seguintes tópicos:

História: as principais civilizações da Antiguidade, o feudalismo, o renascimento, a reforma, as grandes navegações, o mercantilismo, o absolutismo, a ilustração, as revoluções inglesa, americana e francesa, a independência do Brasil, o período imperial, a república velha, a era Vargas, o populismo, a ditadura militar, a redemocratização, a globalização, a atualidade;

Geografia: os conceitos básicos de geografia, a localização e a orientação no espaço, os fusos horários, as coordenadas geográficas, os movimentos da Terra, as estações do ano, os climas, as vegetações, os solos, as águas, os recursos naturais, a população, a urbanização, a industrialização, a agricultura, o comércio, os transportes, as comunicações, o Brasil e o mundo.

Ciências

A prova de Ciências do concurso do Colégio Naval tem 12 questões objetivas, que abordam os conteúdos de Física, Química e Biologia do ensino fundamental. 

Você deve estudar os seguintes tópicos:

Física: os conceitos básicos de física, a mecânica, a cinemática, a dinâmica, a estática, a hidrostática, a termologia, a óptica, a eletricidade, o magnetismo, as ondas, a acústica, a óptica geométrica, a óptica física;

Química: os conceitos básicos de química, a matéria, as propriedades da matéria, as mudanças de estado, as misturas, os métodos de separação, os elementos químicos, a tabela periódica, as substâncias químicas, as reações químicas, os cálculos estequiométricos, a química orgânica, os compostos orgânicos, as funções orgânicas, as reações orgânicas;

Biologia: os conceitos básicos de biologia, a célula, a estrutura e o funcionamento celular, a reprodução celular, a genética, a hereditariedade, a evolução, a ecologia, os ecossistemas, as cadeias e as teias alimentares, os ciclos biogeoquímicos, a biodiversidade, os reinos da natureza, os vírus, as bactérias, os fungos, as algas, os protozoários, os animais, os vegetais, a anatomia e a fisiologia humana, a saúde e a doença.

Conclusão

O concurso do Colégio Naval é uma oportunidade única para os estudantes que querem ingressar na Marinha do Brasil e ter uma carreira militar-naval. 

O concurso é bastante concorrido e exige uma preparação rigorosa e antecipada. 

Para estudar e passar na prova do concurso público do Colégio Naval de 2025, você deve seguir as dicas que te demos neste artigo:

  • Conheça o edital e o cronograma do concurso;
  • Organize uma rotina de estudos;
  • Estude os conteúdos que caem na prova.

Se você seguir essas dicas, você vai aumentar as suas chances de sucesso e realizar o seu sonho de estudar no Colégio Naval. 

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. 

Se você quiser saber mais sobre o Colégio Naval, o concurso público, as provas, as matérias, as dicas e os benefícios de estudar nessa instituição, você pode acessar os links que usamos como referência. 

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, é só deixar um comentário. 

Boa sorte! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *