Ciclo de Estudos vs Cronograma: Como Fazer um Planejamento de Estudos Eficiente para 2024

CICLO DE ESTUDOS
Fala Maratonista, tudo tranquilo? Tomara que você esteja estudando muito para alcançar seu cargo.

Hoje eu vou trazer um artigo que vai te ajudar a entender como planejar de forma eficiente seus estudos, montando um cronograma de estudos ou um ciclo de estudos, a gosto do cliente claro, mas você pode estar se perguntando “Gu para que eu preciso de montar um ciclo de estudos ou cronograma?” calma gafanhoto maratonista, já respondo.

A Importância de se ter um Cronograma de Estudos ou Ciclo de Estudos
A resposta prática para sua pergunta é que você precisa de acordar todos os dias e não perder tempo escolhendo o que você vai estudar, o seu concorrente já acorda sabendo e ganha alguns minutos de estudo a mais de quem não possui planejamento, simples assim.

Agora vem a explicação técnica, na administração existe uma coisa chamada ciclo PDCA uma sigla em inglês que significa Plan (Planejar) Do (Fazer) Control (Controlar) Action (Ação), toda vez que alguém usa o PDCA ele está com um objetivo em mente, tornar um processo o mais eficiente possível, não é o objetivo me aprofundar no ciclo PDCA, isso a gente vê em outro post, mas só para você saber que planejar um cronograma ou um ciclo de estudos é uma etapa importante de um processo que vai fazer seu estudo se tornar cada vez mais eficiente, até que você seja aprovado.

Gostou? ou quer mais do que isso? Ou seja, um ciclo de estudos ou cronograma de estudos é tão importante que pode ser a diferença entre você ser aprovado ou não.
Consegui te convencer agora? “Ok Gu, agora eu quero saber como fazer esse negócio!”

O Que é Um Cronograma de Estudos

Agora, vamos a uma explicação rápida, prometo ser o mais sucinto possível. Um cronograma de estudos é um plano onde você vai preencher uma agenda com as matérias e assuntos que você irá estudar.

Para ilustrar melhor imagine que você vai prestar um concurso de Analista do Tribunal Eleitoral, você vai analisar quantas horas por dia você tem disponível para os estudos e vai espalhar todos os assuntos do edital ao longo dos dias de acordo com seu tempo disponível diário.

Por exemplo, se você definiu que possui 2 horas por dia de estudo, eu vou começar o meu cronograma da seguinte maneira: Dia 1 – 1h de Português (Interpretação de Texto) e 1h de Matemática (Conjuntos); Dia 2 – 1h de Direito Eleitoral (Requisitos) e 1h de Administração Geral (Ciclo PDCA (fica a dica 😉 )) até chegar no Dia N – 1h de Direito Constitucional (Do Poder Judiciário) e 1h de Raciocínio Lógico (resolução de questões).

E depois você vai pegar um pouco de sol pra queimar um pouco do mofo que tem aí espalhado pelo seu corpo.

O Que é o Ciclo de Estudos

O ciclo de estudos é um pouco mais simples, no ciclo você não define os assuntos e nem os dias de estudo você simplesmente define uma sequência de matérias que você precisa estudar,  tipo assim, primeiro eu estudo Português, depois eu estudo Matemática, depois eu estudo Direito Constitucional, depois Direito Administrativo e depois volto para o início do ciclo estudar Português novamente.

No ciclo de estudos você precisa de ter um controle de onde você parou o estudo em cada matéria e isso é uma tecnologia muito desafiadora chamada, marca página.

Assim como no cronograma, separe pelo menos 1h de estudos para cada disciplina antes de partir para a próxima e se por um acaso você não conseguir estudar naquele dia, assim que retomar os estudos, retome de onde parou, até que você bata todo o edital e comece tudo de novo, quantas vezes forem necessárias.

Afinal qual a melhor? Ciclo de Estudos ou Cronograma?

Então, eu sou muito suspeito para dar uma resposta, não quero cagar nenhuma regra aqui, mas no meu caso que sou pai de família e trabalho, quanto mais simples melhor, e nesse caso o ciclo de estudos, vence.

O ciclo tem a vantagem de ser mais adaptável a nossa rotina, afinal terão dias em que a vida simplesmente não vai deixar você estudar e se você planejou usar um cronograma, sua ansiedade aumentará muito.

Outra vantagem que percebo ao utilizar ciclo de estudos é que quando sai um edital é muito mais rápido de montar um ciclo de estudos do que um cronograma, basta calcular o peso das matérias, ver no que estou bom, no que estou ruim e pronto, basta seguir estudando pelo ciclo até fazer um simulado e ver no que estou bom e no que estou ruim para refazer o ciclo e o pau quebra de novo até o próximo simulado…..

Deu pra entender? Comenta aí se você conseguiu entender.

Porém existem pessoas com a vida um pouco menos bagunçada e preferem um cronograma, talvez porque desconheçam aquela incrível tecnologia chamada de marca página, ou talvez porque faz bem para a mente da pessoa riscar no edital o que ela já estudou, dia a dia, bom quem sou para julgar (mas julgando), afinal só o papai do céu sabe o que se passa na cabecinha de cada um.

Conclusão

Não faça cronog…. desculpa, seja lá o que você tenha escolhido fazer, faça, fazer é sempre melhor do que não fazer, talvez haja um meio termo entre cronograma e ciclo que possa ser usado/inventado.

Prometo que farei um POST para cada sigla que coloquei aqui, ensinando passo a passo como fazer um ciclo PDCA, um cronograma, um ciclo ou meio termo.

Gostou? Deixa um comentário de apoio para eu saber que estou no caminho certo. Valeu!!! Até a próxima!!!

Deixe um comentário