Estratégias de Estudo Inteligentes para Concurso Público

concurso público

Fala maratonista, pai de família que trabalha o dia inteiro, esse artigo é para você que não possui muito tempo para estudar para concurso público e precisa de uma estratégia ou método inteligente de estudo para alcançar a tão sonhada aprovação.

Como Funciona a Preparação para Concurso Público

Antes de tudo, vou apresentar um processo de estudos bem genérico, basicamente todo concurseiro com um pouco de experiência cumpre essas etapas quase como se fosse um requisito, só não afirmo que seja um requisito porque de fato não o é, mas sim uma forma que todo mundo encontra naturalmente durante a caminhada para concursos, a diferença está no método, que irá inverter a ordem das etapas desse processo, vamos lá.

Etapa 1: Ler o conteúdo e entender a matéria

Infelizmente, você não tem como fugir disso, caso seu gosto pela leitura remeta a um trauma de infância, procure um psicólogo, ou vá procurar outra coisa da vida para fazer, servidor público que tem preguiça de ler vai se dar muito mal no serviço público, portanto leia e aprenda a gostar de ler, porque é essencial.

Então, para elegermos uma estratégia eficiente e inteligente de estudo para essa etapa você precisará escolher uma das seguintes formas de leitura.

– leitura em voz alta;

– leitura dinâmica;

Somente ler é muito ruim para nossa memorização.

Artigos Relacionados

Etapa 2: Não esquecer o que leu

Uma verdade bastante incoveniente para o Concurseiro é que nossa mente foi feita para  esquecer das coisas corriqueiras e se lembrar somente daquilo que possui uma emoção agregada, ou uma informação que se repete muito, ou um trauma que possivelmente te ajude a sobreviver, para ilustrar sobre como nossa mente esquece das coisas corriqueiras que tal você tentar se lembrar o que comeu ontem? e antes de ontem? e trêsantontem? Se você lembrou de todos, parabéns você precisa ser estudado pela NASA.

Então nobre concurseiro maratonista de editais, pai de família que trabalha o dia inteiro você precisa de revisar o que estudou e não é uma vez, duas vezes, ou três, será preciso revisar quantas vezes forem necessárias até o dia da sua prova, segue uma breve lista de métodos de revisão inteligentes:

  • FlashCards;
  • Mapas Mentais;
  • Revisão Ativa;
  • Resumos;
  • Revisão por Questões.

Se você conhece outros métodos, deixa aí nos comentários.

Para os métodos de revisão você vai escolher o que melhor funciona para você, para isso testar é o segredo.

Etapa 3: Fazer Simulados

Esse é polêmico, não é uma unanimidade entre os concurseiros a resolução de simulados como prática obrigatória, existem alguns que falam que desanimam, existem alguns que acham extremamente necessário (é o meu caso), mas mesmo assim, os desanimados substituem essa etapa pela resolução de questões, que dá no mesmo no fim das contas.

A ideia principal aqui é treinar, treinar e treinar, na hora da sua prova você irá resolver questões, então que tal chegar muitíssimo afiado nisso? essa etapa é tão importante que eu, Gustavo, gasto metade do meu tempo de estudo  resolvendo questões e fazendo simulados.

Aqui uma forma inteligente de se fazer isso é assinando uma plataforma de questões para concursos, as mais conhecidas são:

Basicamente todo os concurseiros fazem essas três coisas em sua preparação, em suma, aprende o conteúdo, revisa, faz questões e repete tudo de novo.

Vai chegar um momento que tudo estará dominado, matéria, revisão e questões, esse é o momento que você passa, só reprova se tiver uma dor de barriga na hora da prova.

Mas e as estratégias? Achou que tinha acabado né, calma que agora é que o negócio fica bom, existem método diferentes para se fazer essas três coisas, vou apresentar as que eu acho mais relevantes, mas fique livre para discordar lá nos comentários.

Estratégia Tradicional

Essa é a que a gente fez a vida inteira, vai para uma sala de aula fica assistindo o professor falando, faz umas questões e vai para a prova, é uma estratégia que funciona? Sim, milhares são aprovados estudando dessa maneira. Porém não é a maneira que a ciência aponta como sendo a mais eficiente para os estudos pois a forma de aprender é muito passiva, o aluno que está assistindo a aula, as vezes nem mesmo compreendeu a matéria e quando isso acontece o esquecimento é inevitável e aí o aluno precisa reler o conteúdo, rever a aula, o que acaba se apresentando como uma enorme perda de tempo.

Estratégia do Estudo por Questões

Confesso que comecei minha jornada como concurseiro estudando por questões e sim, é maravilhoso estudar por questões, vou te dizer que muita gente é aprovada estudando por questões.

Estudar por questões é simplesmente ignorar o material de estudo e realizar questões e tentar extrair tudo que aquela questão tem a te ensinar.

Estudar por questões é uma síntese das três etapas apresentadas pois, você acaba lendo o material indiretamente, realiza simulados e faz revisão tudo ao mesmo tempo, é bastante prático e o pai de família não fica entediado estudando.

Porém preciso te fazer um aviso, está cada vez menor a quantidade de concurseiros aprovados que estudam somente por questões, pois é uma estratégia arriscada, uma vez que você vai acabar estudando o que caiu anteriormente e caso a banca resolva inovar, você irá quebrar a cara, então, se você escolher esse método, saiba que você irá aprender e memorizar muito bem o que foi estudado, porém nada garante que o que você estudou irá cair na prova, logo encare isso como uma aposta.

Estratégia do Estudo Reverso

Aqui está a cereja do bolo, o estudo reverso é o que a ciência aponta como o mais eficiente método de memorização do conteúdo. O estudo reverso é uma mistura do Estudo Tradicional com o Estudo por Questões, como assim? Já explico.

O estudo reverso possui esse nome porque você começa a estudar pelo fim, ou seja, começa a estudar pelas questões de provas anteriores, e nesse caso não precisa ser um estudo por questões muito aprofundado, você só precisa se expor a como o conteúdo é cobrado, após resolver questões, partiremos para o estudo tradicional, porém de forma ativa (estudar, revisar e resolver questões), escolhendo as maneira que melhor se adaptam a você.

Agora vou revelar o segredo de como eu estudo para concursos, basicamente é:

Etapa 1 (aprendizado): Leitura dinâmica do material, entendendo o conteúdo e criando Flashcards e mapas mentais.

Etapa 2 (revisão): Aqui eu uso Flashcards.

Etapa 3 (treino de questões): Aqui eu pago uma assinatura do TEC Concursos

Metade do meu tempo estou resolvendo simulados no TEC a outra metade do tempo estou revisando por Flashcards e criando novos Flashcards na leitura do material.

Conclusão

Para concluir quero dizer que não existe certo ou errado, mesmo a ciência apontando para um método mais eficiente, existem pessoas que se dão muito bem com o pior método que existe, e são aprovadas, ou seja, no fim do dia o importante é ser aprovado, o que não pode acontecer é ficar parado, afinal só ganha na Mega Sena quem joga o jogo, entendeu?

Espero que tenham gostado do posto, se manifestem nos comentários ou procurem meu canal no YouTube, o Mix Concursos e se inscrevam no canal para mais conteúdos como esse. Valeu!!! Fui!!!

Deixe um comentário