Qual a Melhor Forma de Encarar um Concurso Público

Fala maratonista, blz? Seja você iniciante que viu uma publicidade de um concurso público que paga bem e começou nessa jornada, ou até mesmo alguém que já está a algum tempo nessa caminhada, hoje eu irei te mostrar qual a mentalidade correta para se encarar um concurso público.
 
concurso público

Concurso Público É Um Jogo de Longo Prazo

Estou sempre afirmando isso em minhas postagens, não espere que você passe num concurso após o edital, se você é um iniciante e está encarando um edital pela primeira vez e está estudando há dois meses e sua prova será daqui a uma semana, você precisa entender que TODAS as chances estão contra você.

Claro que existem exceções, e você iniciante pode ser uma delas, mas a probabilidade que você não seja uma delas é grande, só tem um jeito de saber, tentando, afinal só ganha na Mega-Sena quem joga.

Artigos Relacionados

Mas, se você é uma pessoa que já caiu a ficha de que não nasceu com o bumbum virado para a lua, você precisa entender que existe todo um processo para que você pessoa comum, trabalhador, pai de família, mãe, se torne uma exceção que passará no concurso almejado.

Concurso público é coisa que exige tempo e vamos definir tempo aqui como horas líquidas estudadas, ou seja, você precisa estudar muito, muito mesmo. Caso o estude se proceda utilizando as técnicas corretas, o tempo até a aprovação diminui.

Para se ter uma ideia do quanto tempo precisamos para um concurso, vou tomar como base o material que eu tenho para o meu concurso dos sonhos que é o de Auditor Fiscal da Receita Federal e também para não me delongar muito vou pegar somente o material de Raciocínio Lógico.

Meu material de Raciocínio Lógico possui uma quantidade de 1.700 páginas, considerando a velocidade de leitura média do seromano, leremos as 1.700 páginas em aproximadamente 42 horas de leitura.

Além da leitura, temos o treinamento de questões e as revisões, as revisões servem para que quando você estiver na última página do seu estudo você esteja lembrando da primeira página.

O meu método de estudo eu divido meu tempo da seguinte forma, metade do tempo estou treinando questões e a outra metade eu divido em leitura do material e revisões.

Dito isso, podemos calcular o tempo necessário para dar 1 (uma) passada muito boa em Raciocínio Lógico que serão aproximadamente 168 horas de estudo.

Isso, somente uma passada em apenas uma matéria, geralmente caem aproximadamente 20 matérias na receita federal, fazendo uma conta de padaria seriam aproximadamente 3.400 horas líquidas de estudo.

Se você só tem uma hora de estudo por dia, você levará 3.400 dias para dar uma passada boa na matéria (uma passada boa significa estar muito competitivo).

Considerando que você trabalhe o dia inteiro, supondo que em sua organização você consiga extrair 2h de estudos, levarão 1.700 dias, ou seja, pouco mais de 4 anos, ou seja, estudar para concursos é um jogo de longo prazo.

O Poder da Consistência

Você está diante de uma montanha de 3.400 horas de estudo na qual você precisa escalar para ganhar um baita salário, sabe o que você precisa fazer?

Dar o primeiro passo, e o segundo, o terceiro e continuar andando, de vez em quando correndo, mas na maior parte do tempo caminhando tranquilamente. Sabe o resultado disso? Você vai chegar lá em algum momento, basta você não desistir.

Na caminhada para os concursos, por vezes nos pegamos olhando para cima e sonhando, não é errado sonhar mas quem anda olhando para cima tropeça e se machuca, então que tal focar no agora, concentre-se em ler mais rápido mantendo o entendimento, concentre-se em arrumar mais tempo, concentre-se em resolver questões com mais rapidez, aprenda técnicas de memorização.

Se você fizer 50 questões por dia, em um ano você terá resolvido 18.250 questões, mas se você tentar resolver 18.250 questões em um dia, provavelmente você vai tomar ódio de estudar, então pare de focar no resultado foque no processo.

Um bambuzal demora 5 anos para dar o primeiro broto e em 1 ano ele atinge 25 metros de altura, isso acontece porque o bambuzal ficou lentamente criando e espalhando raízes fortes para de repente ter um resultado impressionante e assim é a vida de pessoas normais.

Uma pessoa normal só não consegue ser um bambu de 25 metros porque simplesmente desiste no meio do caminho e para de espalhar suas raízes lentamente e constantemente.

Conclusão

Vou ser chato aqui, a preparação para concursos é lenta, não existe fórmula mágica, existem diversos métodos para que você obtenha mais eficiência nos estudos, mas você estará adiantando sua preparação de 10 anos para 9 anos.

Então a mentalidade correta para se preparar para concursos públicos é saber que vai demorar e saber que você precisa ter consistência, fazendo um pouquinho todos os dias até o dia da sua aprovação nem que demore 20 anos.

É isso! Valeu! Fui!

Deixe um comentário